Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

"Guarda o teu coração"

Certa vez uma amiga me mandou esse provérbio, e me encantei com ele logo que eu o conheci:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Pr 4, 23

Inicialmente, esse post estava tomando outro rumo na reflexão, mas então veio uma passagem bíblica que se encaixou perfeitamente neste provérbio: A parábola do semeador.
Nessa parábola, Jesus nos fala de quatro tipos de corações: os fechados, os inconstantes, os sufocados e os férteis.

O coração fechado não dá o braço a torcer para abrir-se a Jesus. Não cria pontes. Consequentemente, as pessoas que estão a sua volta não recebem a graça, o seu amor.

Vixii... os inconstantes! Esses tem pouca terra, por isso é fácil brotar, "mas eles não tem raiz em si mesmo". Quando sua oração é respondida, quando o milagre pedido é realizado, pula de alegria e louva a Deus! Mas... quando vem uma provaçãozinha da vida, ou, quando decidem ter fé em Deus e passado um mês e ainda nada de milagre acontecer, desistem de Deus fácil fácil.

Os sufocados. Nestes também há terra para a semente, mas se deixam ser sufocados pelas ilusões do mundo, da riqueza e todas outras preocupações . Por isso, os espinhos (preocupações do mundo) crescem, e sufocam-no, sem poder dar frutos.

Por fim, "o terra boa"! É um coração fecundo: a semente, que é a árvore em potencial, encontrará meios de aprofundar suas raízes. E não para por aí: dão frutos!

Aonde estão as raízes do seu coração?
No namorado(a)?
No objetivo de ser rico(a)?
Na alegria passageira?

Se suas raízes estão nessas coisas, ele não consegue sobreviver por muito tempo, pois nestas não se encontram 'as fontes da vida'.

Não importa se pelas circunstâncias da vida, o seu coração está como os da parábola: fechado e frio por causa de uma desilusão, inconstante e cansado de confiar nos outros e preocupado em ser alguém para o mundo, se tornou impenetrável e resistente aos cuidados e ao Amor de Deus.
Deus quer fazer do seu coração, do meu coração, uma terra boa, um coração enraizado nEle e que saiba repousar nos cuidados do Pai. E não há nada que possa resistir a esse amor.

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará" Salmo 37

Vamos substituir?

"Entrega o teu coração ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará"

O "o mais" que Ele fará, é aquilo que não conseguimos ver hoje, mas se confiarmos na ação de Deus (e "Ele fará") vislumbraremos os frutos da vida no amanhã.


"Onde, está o meu coração,
Ali estará, o meu tesouro maior
Sim eu sei, que o meu desejo é me sentir,
Mais que tudo muito amado...

Pobre coração, que sempre quis olhar,
Pra quem não te dá amor,
A quem não te quer feliz

Pobre coração, desperta e se achegue,
A quem quer te dar amor,
Aquele que é o maior tesouro pra ti"


sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Solte a Panela"

"Certa vez, um urso faminto perambulava pela floresta em busca de alimentos. A época era de escassez, porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida e o conduziu a um acampamento de caçadores. Ao chegar lá, o urso, percebendo que o local estava vazio, foi até a fogueira ardendo em brasas e dela tirou um panelão de comida. Quando a tina já estava fora da fogueira, o animal a abraçou com toda a sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo. Enquanto abraçava a panela, começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade, era o calor da tina... Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e em todos os lugares em que a panela encostava. 
O urso nunca tinha experimentado aquela sensação. Então interpretou as queimaduras no seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida. Começou a urrar muito alto. E quanto mais alto rugia, mais apertava a panela quente contra seu imenso corpo. Quando os caçadores chegaram no acampamento, encontraram o urso recostado a uma árvore, próximo à fogueira, segurando a tina de comida. O animal tinha tantas queimaduras no seu corpo que, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo".


'Por muitas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos ser muito importantes para nossa sobrevivência, mas que, na verdade, são riscos para nossa própria felicidade. Algumas delas nos fazem gemer de dor, nos queimam por fora e por dentro e, mesmo assim, nos agarramos a elas, julgando-as essenciais.
   Ficamos com medo de abandoná-las, e esse medo nos coloca em uma situação de sofrimento e de desespero. Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos. Tirei uma lição dessa história: para que tudo dê certo em nossa vida, é necessário reconhecermos, em certos momentos, que nem sempre o que parece ser salvação vai nos dar condições de prosseguir.
  Como diz São Paulo: "Examinai tudo e ficai só com o que é bom". Tenhamos a coragem e a visão que o urso não teve.
Tiremos de nosso caminho tudo aquilo que faz o coração arder de dor e não de amor. Solte a "panela"!'

Wellington Silva Jardim 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

"Mas o Amor tem sua casa nos terrenos do dor"

Ahh o Amor!
É tudo tão lindo, tão perfeito... um mar de rosas certo?

Parodoxo, mas não.
Como algo tão sublime, tão forte, nos permite que sejamos peneirados com a dor?

Lembra-se de que o Amor é doar-se, e também uma decisão?
E com um detalhe: a gente não pode dar uma coisa e querer que ao mesmo tempo nos pertença.

Quando me decido a dar, tenho que abrir mão daquilo que eu quero, tenho que abrir mão das minhas vontades.
Ou Jesus optava por morrer tranquila e serenamente na terra, ou Ele morreria na cruz para salvar a humanidade.
Qual foi a Sua escolha?

"O amor é sofredor"
Eu hein... amor com sofrimento? E combina?

"E assim como o ouro pelo fogo vais passar
E o que tens de melhor o fogo vai revelar "


É pelo fogo, pelas tribulações, que o Amor é refinado. As dificuldades e provações da vida deveriam ser por nós encaradas, deveriam ser vivenciadas. Tem um ar de masoquismo nisso?
Acho que não. É que não aprendemos a lidar com as dificuldades. Queremos que a vida seja sempre um mar de rosas, vivemos como crianças mimadas esperando que as coisas sigam de acordo as nossas vontades.
Pra piorar somos envolvidos, incentivados a achar que fazer os desejos da carne é mil vezes melhor do que lutar.
Mas é pelo fogo do sofrimento que Deus nos mostra a profundidade que é o Amor, é pelo fogo que somos purificados.

"Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei".
A segunda parte que Jesus falou é que muda tudo.
Ele não disse simplesmente: "Amai-vos uns aos outros", mas completou: "como eu vos amei", e forma como Ele nos amou mudou a história: na cruz, Jesus revela o que é o verdadeiro Amor.

Se o seu amor pelos outros perpassou ou perpassa pelos caminhos do espinho, você sabe muito bem que não é um sentimento qualquer, que aliás, o Amor está bem longe de ser simplesmente um sentimento, pois o sentimento é oscilante.
Com certeza, você tem toda a propriedade do mundo pra dizer isso:

"Dentro de mim há uma fonte
Uma fonte de Amor
Posso perdoar quem me feriu
Até o levantar se ele caiu
Eu tenho paz pra perdoar
Para chegar nesta fonte
Encontrei muitas pedras
Doeram também os espinhos
Que pisei neste caminho"

Não é verdade?!


"A dor que as vezes vem
me faz feliz também
Pois ela me recorda

o valor que tem a cruz
Quando a noite esconde a luz
Deus acende as estrelas"