Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

"Maior é o que serve"

"Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: "Senhor, tu me lavas os pés?" Respondeu Jesus: Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás. Disse-lhe Pedro: "Tu nunca me lavarás os pés!" Mas Jesus respondeu: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo." João 13

E nós, entendemos o que Jesus fez?
Se lêssemos na bíblia que os discípulos de Jesus cingiram a tolha em suas cinturas, e lavaram os pés dEle, não ficaríamos espantados... afinal, estariam lavando os pés do Senhor e Mestre.

No entanto, a atitude de Jesus, foi motivo de escândalo para um dos discípulos. Pedro quis impedir que Jesus se humilhasse daquele jeito, mas a resposta de Jesus, é o ensinamento para quem quer ter parte com Ele.
Dá pra imaginar um empresário bilionário, fundador da Microsoft, tirando o seu terno e lavando os pés dos seus funcionários? Na lógica do mundo, quanto mais se tem poder, menos se humilha e serve ao outro.

Mas afinal, o que são os Bill Gates da vida diante de Jesus?
"Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.  Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz."
Jesus não negou a sua condição de Senhor, no entanto, não sentiu vergonha de se humilhar e servir.

Nesse gesto, Jesus somente lavou os pés dos discípulos, e pediu para que lavássemos os pés uns dos outros?
"Se eu não te lavar" é como se Ele dissesse: "Se eu não te servir, se eu não te amar, se você não si deixar ser amado por mim, não terás parte comigo. Se você também não ir ao encontro da fragilidade do próximo e não o servir, não terás parte comigo"

É esse gesto, é esse amor que ainda escandaliza a muitos.
Se nós não fizermos a mesma experiência que Jesus fez, de ser amado pelo Pai e assim amar "os que estavam no mundo" (Jo13,1), corremos o risco de querer apenas que nos sirvam e não encontraremos no servir, o dom maior.
Só fazendo a experiência do ser amado por Deus, é que consigo amar sem nada querer em troca. Se assemelha ao amor incondicional de Deus, que nos ama mesmo que não tenhamos nada a oferecer.
Esse é o verdadeiro amor: um dom, e dom, é para ser colocado a serviço do outro.

Por isso, Jesus antes de morrer faz uma ação que era destinada aos escravos. O Maior de todos, tirou o manto e abaixou-se indo ao encontro da fragilidade humana, nos ensinando que só poderemos fazer parte do seu Reino se fizermos a mesma coisa:  amar ao ponto de servir. 

"O amor é real quando a gente
se por inteiro

num simples toque das mãos
ou palavras que venham de dentro

O amor não traz dor
tudo pode e tudo supera
é um dom real"

Nenhum comentário:

Postar um comentário