Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

"Guarda o teu coração"

Certa vez uma amiga me mandou esse provérbio, e me encantei com ele logo que eu o conheci:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Pr 4, 23

Inicialmente, esse post estava tomando outro rumo na reflexão, mas então veio uma passagem bíblica que se encaixou perfeitamente neste provérbio: A parábola do semeador.
Nessa parábola, Jesus nos fala de quatro tipos de corações: os fechados, os inconstantes, os sufocados e os férteis.

O coração fechado não dá o braço a torcer para abrir-se a Jesus. Não cria pontes. Consequentemente, as pessoas que estão a sua volta não recebem a graça, o seu amor.

Vixii... os inconstantes! Esses tem pouca terra, por isso é fácil brotar, "mas eles não tem raiz em si mesmo". Quando sua oração é respondida, quando o milagre pedido é realizado, pula de alegria e louva a Deus! Mas... quando vem uma provaçãozinha da vida, ou, quando decidem ter fé em Deus e passado um mês e ainda nada de milagre acontecer, desistem de Deus fácil fácil.

Os sufocados. Nestes também há terra para a semente, mas se deixam ser sufocados pelas ilusões do mundo, da riqueza e todas outras preocupações . Por isso, os espinhos (preocupações do mundo) crescem, e sufocam-no, sem poder dar frutos.

Por fim, "o terra boa"! É um coração fecundo: a semente, que é a árvore em potencial, encontrará meios de aprofundar suas raízes. E não para por aí: dão frutos!

Aonde estão as raízes do seu coração?
No namorado(a)?
No objetivo de ser rico(a)?
Na alegria passageira?

Se suas raízes estão nessas coisas, ele não consegue sobreviver por muito tempo, pois nestas não se encontram 'as fontes da vida'.

Não importa se pelas circunstâncias da vida, o seu coração está como os da parábola: fechado e frio por causa de uma desilusão, inconstante e cansado de confiar nos outros e preocupado em ser alguém para o mundo, se tornou impenetrável e resistente aos cuidados e ao Amor de Deus.
Deus quer fazer do seu coração, do meu coração, uma terra boa, um coração enraizado nEle e que saiba repousar nos cuidados do Pai. E não há nada que possa resistir a esse amor.

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará" Salmo 37

Vamos substituir?

"Entrega o teu coração ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará"

O "o mais" que Ele fará, é aquilo que não conseguimos ver hoje, mas se confiarmos na ação de Deus (e "Ele fará") vislumbraremos os frutos da vida no amanhã.


"Onde, está o meu coração,
Ali estará, o meu tesouro maior
Sim eu sei, que o meu desejo é me sentir,
Mais que tudo muito amado...

Pobre coração, que sempre quis olhar,
Pra quem não te dá amor,
A quem não te quer feliz

Pobre coração, desperta e se achegue,
A quem quer te dar amor,
Aquele que é o maior tesouro pra ti"


Nenhum comentário:

Postar um comentário