Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

* Liberdade ou libertinagem?

"Mas, quem se concentra numa lei perfeita, a lei da liberdade, e nela continua firme, esse encontrará a felicidade no que faz"  Tg 1, 25


Talvez as pessoas que ainda não conhecem a Jesus tomem um choque ao ler esse versículo: "Liberdade? Felicidade? Na bíblia?? E quando a gente segue a Deus, é feliz de verdade??"

Isso porque o mundo prega uma liberdade onde "tudo me é permitido e tudo o que for prazeroso me convém".
"As pessoas não precisam optar pelas dificuldades, pela luta. Pra quê? Pra quê sofrer em ser casto, por que não usar uma droga pra relaxar mais, uma bebida pra ficar mais descolado? Pra quê esperar até o casamento, ou melhor, pra quê casamento? Cara, curte a vida!"

O mundo tenta convencer que é só você, cristão, não está curtindo a vida plenamente e por causa disso não é feliz pois agora se decidiu por Jesus.

Mentira!

"Deus não nos tira nada, ao contrário, Ele nos dá tudo!"
Nos dá uma vida plena, nos dá a alegria plena. Afinal de contas, é isso o que a nossa alma faz constantemente: está à procura de ser preenchida. Estamos incansavelmente buscando pela fonte de toda a felicidade, que é Deus.
É mesmo de se intrigar, mas quando o homem busca os prazeres do mundo, em busca da felicidade, é a Deus quem ele procura. Mas por não nos concentrarmos na verdadeira liberdade, canalizamos esse anseio todo para o pecado.
"O Criador não quis para nós uma felicidade pequena, esta que se encontra entre as coisas do mundo: o prazer dos sentidos, o delírio das riquezas ou o fascínio do poder e do prestígio. Tudo isso é ilusão, porque o que está abaixo de nós não pode satisfazer a nossa alma. Isso é muito pouco para nós." Felipe Aquino

A liberdade errada, que virou libertinagem, ensina as pessoas a terem uma vida facinha facinha, porque ter responsabilidade e compromisso "tá com nada, é caretisse!".

"A vontade de Deus é que vivam consagrados a Ele, que se afastem da libertinagem, que cada um saiba usar o próprio corpo na santidade e no respeito, sem deixar arrastar-se por paixões libidinosas" I Ts 4, 3-5

Porém, houve uma inversão de valores: é livre aquele que realiza tudo o que suas emoções pedem, quando na verdade, quem vive para satisfazer os seus instintos egoísta, é escravo. Tudo o que nos prende, nos aprisiona, é prejudicial à nós pois nos cega tirando a nossa capacidade de escolher por aquilo que verdadeiramente nos faz bem.

No pequeno versículo que iniciou o post, encontramos um grande ensinamento: para encontrar a felicidade, é preciso nos basearmos na lei da liberdade. E se devemos continuar firmes na liberdade, é porque deve ser fácil distrairmos dela: "Irmãos, vocês foram chamados para serem livres. Que essa liberdade, porém, não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas." Gl 5, 13

Deus deu a liberdade não para fazer aquilo que quero, mas aquilo que se deve. E para fazer o que se deve, precisamos nos fundamentar na verdade, no compromisso, na responsabilidade, no limite.
Muitas vezes bitolados acreditamos que estamos sendo livres e felizes, quando estamos trilhando um caminho de profundo vazio.

Só Deus pode preencher nossa alma!
Se até então você achava que estava vivendo no pique da felicidade proporcionada pela liberdade que o mundo nos oferece, experimente A verdadeira!
Muitas vezes não queremos que Deus esteja presente em todas as áreas da nossa vida achando que não seremos mais felizes: "Deus, só até aqui tá?! Ali já é comigo" ou  "já deixei de beber e de me drogar, mas da minha vida sexual não abro mão, das minhas baladas não abro mão e das minhas..."

Cara, acorda!
Deus nunca tira a nossa liberdade, muito pelo contrário, foi Jesus que nos libertou quando, mais livre do que nunca, se entregou por nós.
Quanto mais você se entregar a Deus, mais Ele te fará experimentar por coisas que até então você jamais provou: "Me chama e Eu vou te responder, e te mostrarei coisas grandes e ocultas, que não conheces"  Jr 33, 3
Não se iluda com as coisas que o mundo nos oferece. Você acha que está sendo livre quando na verdade, está sendo escravo.

Não tenha medo de se entregar à verdadeira liberdade.
Conheça a fonte da felicidade, conheça um Deus tão incrível que "quis que a nossa felicidade fosse muito maior; quis que esta fosse Ele próprio".

Daí o seu coração de SDC irá contemplá-lo e dizer: " Ó Jesus Cristo, amável Senhor, por que, em toda a minha vida amei, por que desejei outra coisa senão Vós?


  

"Nos fizestes para Vós e o nosso coração não descansará enquanto não repousar em Vós"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário