Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

O amor é uma decisão

Sim, o amor é uma decisão. Algo tão forte seria simplesmente um sentimento??
Eu me decido por amar, e essa decisão está ligada com o mistério humano dado a nós: a liberdade.
Deus é tão maravilhoso, que nos deixa livres para escolhermos, mas Ele também nos aconselha:
"Ponho diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade, amando o Senhor, teu Deus, obedecendo à sua voz e permanecendo unido a ele." (Deuteronômio 30, 19-20)

E pela liberdade que nos foi dada, temos que arcar com as consequências se escolhermos a vida ou a morte, a benção ou a maldição.
Deus quer que nós escolhemos pela vida, mas essa escolha exige renúncias.
Por isso, não existe amor sem liberdade, e liberdade relaciona-se com responsabilidade.
Eu sou livre a partir do momento que eu me decido arcar com as responsabilidades. Se eu escolher o outro caminho, o caminho fácil, estarei negando a minha liberdade.
Muitas pessoas acham que são livres quando ficam com quantas pessoas lhe for conveniente, quando dirigem alcoolizadas, ou se drogam. Isso não é exercer a sua plena liberdade.
"Ser livre não é fazer o que se quer, mas sim o que se deve." Marconi P.
Se tudo o vem de Deus é bom e perfeito, Ele iria querer algo tão maravilhoso que é a nossa capacidade de escolher, ser usada para recebermos a morte, a maldição?

Para se amar, é preciso decidir.
Eu me decido ser fiel, mesmo quando a tentação vier e insistir que eu traia ou que o outro tenha me traído;
Eu me decido amar o outro, pois quando ele não merece, é quando ele mais precisa;
Eu me decido ficar, mesmo quando não estiver mais aguentando e querer ir embora;
Eu me decido continuar, mesmo que as circunstâncias me levem a desistir;
Eu me decido a dar o perdão,  mesmo que o orgulho e a decepção doer em mim;
Eu me decido esperar, mesmo que o sofrimento e o cansaço ter me tirado a esperança e a fé;
Eu me decido assumir, mesmo que eu pague caro com as consequências do meu erro.

É por isso que viver o amor como Jesus ensina, é sofrido, custa, sangra.
Mas é você poder dizer: Eu sou livre, pois eu me decidi pela vida, me decidi escolher pelo caminho da cruz, mesmo quando o mundo me envolve com coisas prazerosas; é saber que você poderia e tem mil e uma justificativas para fazer de acordo com a justiça do homem, com a lógica do mundo, mas decidi por amar como Jesus amou.
Por isso, não existe amor sem decisão. Não existe amor sem liberdade.





(Post inspirado na homilia do Pe. Fabrício)

Nenhum comentário:

Postar um comentário